Uma notícia triste pegou de surpresa muitas pessoas que acompanham informações sobre o mundo da tecnologia e também quem acompanha os esportes norte-americanos. Paul Allen, co-fundador da Microsoft, morreu nesta segunda-feira (15/10). Ele lutava contra um linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer e tinha 65 anos de idade. Ele havia anunciado há duas semanas atrás que havia contraído novamente o Linfoma de Hodgkin.
Em 2009, anunciou que estava tratando de um novo câncer, agora o linfoma não-Hodgkin, que se origina no sistema linfático, que a rede do corpo para o combate de doenças. É uma doença muito mais comum, mas diferente do linfoma de Hodgkin.
Em agosto de 2018, sua fortuna estava avaliada em US$ 20 bilhões, fazendo dele o 21º norte-americano mais rico do planeta, além do 44º mais rico do mundo.
Jody, irmã de Allen, em comunicado divulgado nesta segunda pela Vulcan, uma empresa que Allen fundou em 1986, falou sobre o falecimento de seu irmão:
“Meu irmão foi um sujeito incrível em todos os níveis. Enquanto a maioria conhecia Paul Allen como um especialista em tecnologia e filantropo, para nós, ele era um irmão e tio amado, e um amigo excepcional”
Paul Allen ajudou a fundar a Microsoft em 1975 com Bill Gates e renunciou de função executiva na empresa em 1983, quando foi diagnosticado com a doença de Hodgkin e fez um tratamento bem sucedido.
O atual CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que Allen deu contribuições indispensáveis à Microsoft, à indústria da tecnologia e à comunidade:
“Como co-fundador da Microsoft, de sua forma quieta e persistente, ele criou produtos mágicos, experiências e instituições. Com isso, mudou o mundo. Eu aprendi tanto com ele – sua busca por respostas, sua curiosidade e sua insistência por altos padrões são coisas que continuarão me inspiram e a todos da Microsoft.”
Paul Allen se uniu ao colega de ensino médio Bill Gates para fundarem a gigante de tecnologia Microsoft em 1975. Em 2015, em uma carta comemorativa dos 40 anos da empresa, Bill Gates fez essa seguinte declaração:
“No início, Paul Allen e eu estabelecemos a meta de um computador em cada mesa de trabalho e em cada lar. Era uma ideia ousada e muita gente achou que estávamos malucos ao pensar que aquilo era possível”.
Em 1993, saiu da Microsoft após o diagnóstico e se recuperou da doença. Permaneceu como membro do conselho de administração da gigante até os anos 2000.
Além de ser uma apaixonado por tecnologia, Allen também tinha outra paixão muito comum dos norte-americanos, o esporte. Atualmente Allen, através de sua empresa Vulcan, era dono do Seattle Seahawks, clube de futebol americano que disputa a NFL adquirido por ele em 1996 (valor não divulgado) e que conquistou o único título da franquia que foi o SuperBowl XLIX em 2015 e também dono do Portland Trailblazers, time de basquete que disputa a NBA que foi adquirido em 1988 por 78 milhões de dólares (hoje a franquia é avaliada 1,3 bilhões de dólares). Além disso era sócio e acionista minoritário do time de futebol Seattle Sounders, que disputa a Major League Soccer.
Seu interesse pela história da aviação o levou ao Flying Heritage & Combat Armor Museum, um instituto que reuniu e restaurou 26 aeronaves e 25 veículos de guerra.
Por fim, quando tinha um tempo livre, tocava guitarra na banda The Underthinkers.
Paul Allen não tinha filhos, mas deixa um legado de sonhos, seu visionarismo, sua paixão por esportes e música, seu interesse por histórias e principalmente sua batalha contra o câncer. Nós da equipe Anime Xis lamentamos profundamente o falecimento de Paul Allen de deixamos aqui nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs.
Fontes: G1, GloboEsporte.com, Mundo ESPN, Exame.com via MSN
Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram: Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!