A Polícia de Tóquio anunciou na sexta-feira (18/01) que prendeu dois ex-funcionários da Bandai – Takashi Udatsu (44 anos de idade) e Takao Kurokawa (66 anos de idade) – por fraude relacionada à estátua de Gundam em tamanho natural no distrito de Odaiba, em Tóquio. Os dois homens foram acusados de pedir a um empreiteiro que sobrecarregasse a Bandai em 10 milhões de ienes (cerca de US$ 91.000,00) em 2013 para construir a estátua e organizar um evento relacionado. Eles, então, supostamente embolsaram o dinheiro extra sozinhos.
A polícia também suspeita que os dois usaram meios semelhantes para obter cerca de 200 milhões de ienes (US $ 1,8 milhão) entre Julho de 2013 e Novembro de 2016.
Udatsu admitiu as acusações enquanto Kurokawa negou as acusações.
Uma estátua retratando Gundam RX-78-2 da primeira série Mobile Suit Gundam foi revelada no Shiokaze Park de Odaiba em 2009. Ela foi transferida para a cidade de Shizuoka em 2010, antes de ser desmontada e reconstruída fora do Diver City Mall em Odaiba em 2012. Ele ficou lá até ser substituído por um RX-0 Unicorn Gundam em tamanho real (de Mobile Suit Gundam UC) em 2017.
– Esse tipo de situação até parece que já vimos acontecer um certo país não muito distante onde houveram superfaturamentos em obras (e algumas até hoje inacabadas). A única diferença é que ao invés de prenderem as pessoas, realizaram um Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos há alguns anos atrás nesse mesmo país.
Fontes: Asashi Shimbun, Tokyo Report
– Mais notícias de Animes? Clique neste link!
Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram: Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!