A Japan Video Software Association (JVA) divulgou nesta semana seu relatório estatístico de 12 meses sobre as vendas de home-vídeos no Japão de Janeiro a Dezembro de 2018.
O relatório afirma que as vendas de DVD e Blu-ray Disc para audiências gerais, excluindo lançamentos de aluguel, totalizaram 32,557 bilhões de ienes (cerca de US$ 292,2 milhões), uma queda de 24,2% em relação aos 42,931 bilhões de ienes de 2017. (Essa categoria inclui animes voltados para adolescentes ou espectadores mais velhos e exclui animações e animações estrangeiras voltadas para crianças).
Dessas vendas, as vendas de discos Blu-ray caíram 21,1% e as vendas de DVDs caíram 34,8%. As vendas de discos Blu-ray representaram 80,7% das vendas e as vendas de DVD representaram 19,3% das vendas. As vendas de animes de audiência geral compuseram 22.9% do mercado de vendas de home-vídeo em todo o planeta.
As vendas de home-vídeo de animes para crianças caíram 28,6% de 2017 para 1,436 bilhão de ienes (cerca de US$ 12,8 milhões). Essas vendas representaram 1% do mercado total.
O aluguel de DVDs e Blu-ray Disc para o público geral caiu 16,5% em 2018 para 5,675 bilhões de ienes (cerca de US $ 50,9 milhões) e o aluguel de home-vídeos de anime caiu 19,3% para 1,437 bilhão de ienes (cerca de US $ 12,9 milhões).
No geral, o mercado de home-vídeo caiu 5,1% para 178,084 bilhões de ienes (cerca de US $ 1,598 bilhão) em comparação a 2017. As vendas de DVD caíram 7,3% e as vendas de discos Blu-ray caíram 2,7%. As vendas de DVD representaram 51,8% do mercado e as vendas de discos Blu-ray representaram 48,2% do mercado.
As vendas domésticas de DVDs de DVD e Blu-ray Disc para o público em geral, excluindo os lançamentos de aluguel, em 2017 tiveram um aumento de 2,6% em relação a 2016, impulsionadas pelas vendas de hits como o filme anime Kimi no Na Wa (your name) e Kono Sekai no Katasumi ni (In This Corner of the World). O mercado de 2016 apresentou queda de 15,8% em relação a 2015.
O ano de 2017 foi o primeiro ano desde 1987 que o mercado de home-vídeo em geral foi inferior a 200 bilhões de ienes. A receita de home-vídeo no Japão diminuiu gradualmente desde 2005. As vendas atingiram o pico em 2004, com uma receita de 375,3 bilhões de ienes.
– Bom, acho que não precisa nem dizer que muito desta queda deve-se ao fato de muitos vídeos, filmes e séries que as pessoas procuram já estão sendo disponibilizada pelos streams (no caso do Japão: Nico Nico, Netflix, Crunchyroll, Amazon Prime Video, Hulu, HIDIVE, AbemaTV, d’Anime Store, Youtube, entre muitos outros). O que significa que não será surpresa se nos próximos anos houverem relatórios de novas quedas de vendas de Home-Vídeos.
Fonte: Site da JVA, Relatório 2018 – Link 1, Link 2, Animation Business Journal via ANN
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