A Kyoto Animation postou uma mensagem para “todos ao redor do mundo” em japonês, inglês, chinês, coreano e alemão nesta segunda-feira (29/07). A mensagem diz:
Uma atrocidade sem precedentes roubou a muitos dos nossos amigos e colegas o seu futuro brilhante e deixou muitos profundamente feridos.
Notícias de todo o mundo dizem-nos que um número incrível de pessoas nos enviou os seus corações e orações, que são como velas na escuridão, para aqueles de nós presos na escuridão da tristeza mais profunda.
Existem muitos amigos e colegas que estão hospitalizados e a sofrer, lutando pelas suas vidas.
Por favor, deem-nos algum tempo.
Nós prometemos que a Kyoto Animation continuará a criar animações que ajudem as pessoas a ter sonhos, esperança e a ficar impressionadas.
A Kyoto Animation continuará a fazer com que os seus funcionários e staff tenham uma vida feliz e contribuam para a sociedade e a comunidade local.
Garanto-vos que a Kyoto Animation não vai desistir, não iremos silenciosamente para a noite… não vamos desaparecer sem lutar!
CEO da Kyoto Animation Co. Hideaki Hatta
Possível ajuda do Governo:
A agência nacional de notícias do Japão NHK informou na segunda-feira que o secretário do Gabinete do Japão, Yoshihide Suga, afirmou que o governo japonês está considerando medidas de apoio à Kyoto Animation após o incêndio de 18 de Julho no prédio do estúdio 1, que matou 35 pessoas e feriu outras 33. Suga afirmou em uma conferência de imprensa na segunda-feira que um grupo de alimentação não-partidária, com todos os partidos, propôs medidas de apoio às vítimas e à empresa. A proposta inclui sugestões de incentivos fiscais para doações e apoio ao treinamento de animadores.
Suga afirmou na conferência de imprensa sobre a proposta que ele está considerando medidas de apoio concretas, mas primeiro quer avaliar a situação com as agências governamentais relevantes antes de discutir medidas como compensação para aqueles que morreram ou ficaram feridos, ou reconstrução da gestão.
O secretário também afirmou que, em particular, quer discutir o apoio através do Ministério da Economia, Comércio e Indústria, bem como de outras agências governamentais, no que diz respeito à aceitação do dinheiro da doação no país e do exterior.
Uma boa notícia nisso tudo:
O jornal Asahi Shimbun divulgou a informação antes especulada pelo advogado da Kyoto Animation que aparentemente o servidor do estúdio 1 foi totalmente recuperado sem danos.
“O servidor tinha versões digitais dos materiais de produção de trabalhos passados e em andamento. O servidor estava no primeiro andar do edifício numa divisão fortemente protegida por paredes espessas. Não foi afetado pelo fogo ou pela água usada para conter o fogo.”
O estúdio 1 da Kyoto Animation sofreu um atentado criminoso às 10:30 da manhã do dia 18 de Julho 2019, onde um homem de 41 anos de idade invadiu o estúdio espalhando um liquido inflamável e ateando fogo, o que resultou num incêndio de grandes proporções causando a morte de 35 pessoas e deixando 33 feridos. Além das contribuições que estão sendo feitas mundo afora, a Kyoto Animation abriu uma conta onde está recebendo doações. A comissão dará os fundos para as famílias das vítimas mortas e feridas do incêndio, bem como para a reconstrução.
Segundo às últimas informações, a campanha GoFoundMe da Sentai Filmworks, a campanha de arrecadação de fundos já arrecadou US$ 2.312.621,00 para as vítimas.
Sobre a Kyoto Animation:
O primeiro estúdio da Kyoto Animation está localizado perto da estação de Rokujizō na cidade de Uji em Kyoto. A maior parte da produção da linha principal do estúdio ocorre dentro do prédio. A empresa também tem uma sede, um segundo edifício de estúdio, um escritório de Tóquio e prédios de animação em outros locais, além da Animation Do localizada em Osaka, que também pertence a Kyoto Animation.
Yoko Hatta fundou a empresa como Kyoto Anime Studio em 1981, com o marido Hideaki Hatta como presidente. Os dois eram ex-funcionários da Mushi Production. Desde então, a empresa trabalhou em várias co-produções de animes notáveis, mas talvez seja mais conhecida inicialmente por suas produções próprias tendo destaque Suzumiya Haruhi, K-ON!, Lucky Star e Clannad, e mais tarde para trabalhos como Free!, Hibike! Euphonium, Nichijou, Chuunibyou Demo Koi ga Shitai, Kyoukai no Kanata, Tamako Market, Amagi Brilliant Park, Musaigen no Phantom World, Kobayashi-san chi no Maid Dragon, Koe no Katachi (A Silent Voice), Violet Evergarden, entre muitos outros.
Até o dia do incêndio, os atuais projetos anunciados da empresa foram: um novo projeto de filme anime para Hibike! Euphonium, um novo episódio de Violet Evergarden (previsto para setembro) e filme (previsto para 10 de Janeiro de 2020), um novíssimo filme da franquia Free! (previsto para o verão de 2020), uma segunda temporada para Kobayashi-san chi no Maid Dragon, uma adaptação da novel de Hiro Yuki,20 Seiki Denki Mokuroku e o anime curto Baja no Studio: Baja no Mita Umi.
Desses acima, só temos a confirmação de que o lançamento do filme Violet Evergarden está mantido.
Por enquanto estas são todas as informações divulgadas até aqui, assim que tivermos mais novidades publicaremos aqui no Anime Xis.
Fontes: NHK, Hachima Kiko, Kyoto Animation, ANN – Link 1, Link 2
– Mais notícias de animes? Clique neste link!
Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!