O jornal Mainichi Shimbun informou na semana passada que o Kyoto Labor Bureau começou a pagar a compensação dos trabalhadores para as famílias das vítimas fatais e aqueles que foram feridos do ataque incendiário criminoso na Kyoto Animation.
O Governo da Província de Quioto também confirmou no sábado (18/01) que terminou de recolher a sua pesquisa determinando os custos de criação dos filhos e os efeitos secundários do ataque para os feridos e as famílias das vítimas do ataque e, começará a distribuir o dinheiro arrecadado através de doações totalizando 3.314.438.000 ienes (cerca de US$ 30 milhões). Um comitê de sete membros, que inclui o Governo da Província e a Ordem dos Advogados de Kyoto, formulará um plano para a distribuição individual do dinheiro. O governador de Kyoto, Takatoshi Nishiwaki, afirmou que o comitê pretende se reunir na primeira quinzena de Fevereiro.
O CEO da KyoAni, Hideaki Hatta afirmou anteriormente que o dinheiro recebido das doações irá para as vítimas e suas famílias. A empresa só recentemente fechou sua conta bancária criada para receber doações em 27 de Dezembro. A conta bancária foi aberta em 24 de Julho e atingiu 2.915.460.000 ienes (cerca de US$ 26,8 milhões) até a atualização divulgada em 17 de Outubro. O estúdio mais tarde entregou o controle da conta para a custódia do Governo da Província de Quioto, que irá supervisionar a transferência do dinheiro da doação para as vítimas do incêndio e suas famílias. A Kyoto Animation não vai lidar com o dinheiro em si. A Sentai Filmworks confirmou em Dezembro que havia enviado a distribuição final de fundos de sua campanha GoFundMe para o estúdio.
Em 18 de Julho, um incêndio devastador aconteceu no prédio do Studio 1 da Kyoto Animation. Um total de 70 pessoas estavam dentro do prédio no momento. O incêndio matou 36 pessoas e feriu outras 33. Além dessas vítimas, um homem de 40 anos a caminho do trabalho na área sofreu ferimentos leves por inalação de fumaça.
A polícia da província de Kyoto prendeu um homem de 41 anos que supostamente usou gasolina para iniciar o incêndio e eles estão investigando o caso como incêndio criminoso. A polícia ainda não prendeu o homem, pois ele ainda está no hospital se recuperando dos ferimentos causados pelo incêndio. O homem agora está em reabilitação e está começando a andar e conversar.
A empresa realizou um evento de luto particular no final de Setembro para famílias enlutadas, funcionários e vítimas feridas. Cerca de 250 pessoas participaram do evento.
Até o momento, foram divulgados de maneira oficial os nomes de 10 vítimas do incêndio. Recentemente, as autoridades japonesas chegaram a divulgar para a imprensa local os nomes das vítimas restantes, sendo que eles não foram confirmados de maneira oficial, o que vêm causado uma divergência entre as autoridades locais e familiares das vítimas.
A KyoAni realizou um serviço memorial público para as vítimas do incêndio no salão de eventos Miyako Messe, em Kyoto, de 3 a 4 de Novembro.
Na última informação divulgada, a KyoAni tomou a decisão de demolir o prédio incendiado, que deverá ser concluida em Abril. O presidente da Kyoto Animation, Hideaki Hatta, declarou em uma entrevista dois dias após o incêndio fatal no prédio que ele estava pensando em demoli-lo e criar um parque público no local do incêndio que incluiria um monumento. Na época, Hatta afirmou, “quando considero os funcionários e as pessoas deste bairro, há pessoas que não querem ver uma visão tão horrível”. Hatta acrescentou em uma entrevista coletiva em 18 de Outubro: “Dói muito meu coração sempre que vejo aquele edifício precioso naquele estado”. Até o momento, ainda não há planos oficiais para o que vai ser feito após a demolição no lugar do prédio.
Por enquanto isso é tudo, mas a nossa central de animes continuará atenta para novidades.
Fonte: Mainichi Shimbun – Link 1, Link 2, Yaraon! via ANN
– Mais notícias de animes? Clique neste link!
Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!