Trabalhar com animes e conteúdo de cultura pop pode ser um negócio bem complexo pois fora do Japão trata-se de um segmento de nicho, ainda sim mostra que tem muitas empresas que trabalham para outras empresas e pessoas que também trabalham, consomem e apoiam este segmento. A revista License Global divulgou sua lista dos 150 melhores licenciadores globais em 2020 na quinta-feira (20/08). O relatório é “coletado das marcas mais poderosas do mundo e se baseia nas vendas do ano anterior de mercadorias licenciadas, abrangendo todos os segmentos de produtos de consumo”.
As seguintes empresas no segmento de animes, games e produtos relacionados à cultura pop japonesa classificadas entre as 150 primeiras com valores de vendas no varejo em 2019:
Sanrio em 10º com US$ 4,4 bilhões
The Pokémon Company International em 11º com US$ 4,2 bilhões
Toei Animation em 14º com US$ 3,9 bilhões
Spin Master em 37º com US$ 1,8 bilhões
TOHO em 79º com US$ 403,5 milhões
4K Media em 89º com US$ 300 milhões
Viz Media em 90º com US$ 282 milhões
Funimation em 110º com US$ 200 milhões
Crunchyroll em 122º com US$ 150 milhões
Sega of America em 146º com US$ 73,8 milhões
O relatório observou que um dos principais impulsionadores do crescimento da The Pokémon Company International foi o lançamento do filme Pokémon Detective Pikachu em 2019. O filme gerou US$ 430 milhões em receitas e abriu oportunidades de licenciamento com outras empresas importantes da lista como a Mattel, de acordo com o relatório. O relatório também observou que a The Pokémon Company International continuou a dominar o campo de jogos para celular com lançamentos relacionados ao Pokémon GO, teve sucesso em colaborações com designers e marcas de roupas e alcançou maior crescimento com licenciamento e programas de varejo relacionados ao Pokémon Sword e Pokémon Shield. O relatório observou que Pokémon Sword e Pokémon Shield são os quintos títulos mais vendidos no console Nintendo Switch, com mais de 16,06 milhões de unidades vendidas.
A Toei Animation lançou mais de 12.569 episódios de 220 séries de televisão, bem como mais de 239 filmes teatrais, de acordo com o relatório. A franquia Dragon Ball é responsável por mais da metade de suas vendas. One Piece é a segunda franquia mais vendida da empresa.
Um dos vários fatores observados entre os contribuintes para o sucesso da Sanrio foi sua colaboração com a Funimation, uma nova participante da lista. O relatório declarou as principais franquias licenciadas da Funimation como Attack on Titan, Cowboy Bebop, Boku no Hero Academia, Tokyo Ghoul, Fairy Tail e Dragon Ball. A TOHO também é um novo participante na lista.
O relatório observou que as propriedades da Viz Media aparecem em todas as categorias de produtos no ano passado, incluindo livros, DVD e Blu-ray Discs, videogames, jogos para celulares, roupas, brinquedos, malas e acessórios. A propriedade mais licenciada da Viz Media em 2019 foi a franquia Naruto.
A Walt Disney Company liderou a lista de 2020 com vendas no varejo de US$ 54,7 bilhões.
Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.
Fonte: Licence Global via ANN
– Mais notícias de Animes? Clique neste link!
Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram: Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!