O que era para ser mais uma noite de sábado no Japão se transformou numa noite de transtorno e preocupação. Um poderoso terremoto de magnitude 7,3 na escala Richter (inicialmente dado como 7,1) e forte 6,0 na escala de intensidade sísmica do Japão, o segundo maior, atingiu as prefeituras de Miyagi e Fukushima na região de Tohoku na noite de sábado (13/02). O terremoto, que também foi sentido em Tóquio (onde registrou 4 na escala japonesa), ocorreu por volta das 23h08, segundo a Agência Meteorológica. Felizmente, não houve alerta de tsunami na região costeira.
O terremoto teve magnitude de 7,3 e seu epicentro foi na costa da província de Fukushima, a uma profundidade de 60 km. Embora não tenha alerta de tsunamis acionados, as pessoas próximas às áreas costeiras foram aconselhadas a se deslocar para áreas mais altas, pois os tremores secundários poderiam continuar. O terremoto registrou um forte 6,0 [Situação na qual é impossível ficar e se mover sem rastejar] na parte sul da Prefeitura de Miyagi e na área central de Nakadori e na área costeira de Hamadori em Fukushima, informou a Agência Meteorológica. O governo já estabeleceu uma equipe de resposta aos fenômenos naturais.
13日午後11時8分ごろ、福島県と宮城県で震度6強の揺れを観測する地震がありました。
この地震で多少の潮位の変化があるかもしれませんが津波の被害の心配はありません。https://t.co/BcKTAovXWP#nhk_video pic.twitter.com/8mHB5OyYnb— NHKニュース (@nhk_news) February 13, 2021
Cerca de 950 mil famílias ficaram inicialmente sem energia, disse o porta-voz do governo Katsunobu Kato em uma coletiva transmitida pela emissora NHK. Os apagões estão concentrados no nordeste do Japão, incluindo Fukushima e províncias vizinhas. Apesar disso, não houve irregularidades nas usinas nucleares de Fukushima Daiichi e Daini, ou na usina Kahiwazaki-Kariwa, disse a proprietária Tokyo Electric Power (Tepco). A Tepco também disse que não houve mudança nos níveis de radiação ao redor de suas usinas.
O usuário @Takeda42804 compartilhou algumas fotos com os resultados do tremor em sua casa: “Já fazia muito tempo desde a última vez … Muitas coisas são irrecuperáveis.”
皆さん、お久しぶりです…
もう…いろんな意味で立ち直れません… pic.twitter.com/6vGVcXU8sz
— 低浮上中?武田 (応援勢)?@?四葉推し? (@Takeda42804) February 13, 2021
O usuário @GLC09BK88PGot7U compartilhou um vídeo feito durante o terremoto. “Ele apenas tremia. Já estava gravando desde que o alerta foi emitido. Teve a mesma magnitude do Grande Terremoto de Tohoku? Houve muitos danos”.
揺れたよ~。いや、最初は余裕こいて撮影してたんだけどね。東北大震災以来の揺れかな。かなり損害が出ました。 pic.twitter.com/PzJ5EOiTL2
— 真鍋譲治@単行本「パトラと鉄十字」3巻12/11発売決定! (@GLC09BK88PGot7U) February 13, 2021
Por outro lado, o terremoto de hoje também atrasou várias transmissões terrestres de séries de anime agendadas para hoje (deve-se notar que muitas das plataformas de streamings mantêm sua programação inalterada), por exemplo, a equipe do World Trigger indicou que o episódio da segunda temporada será adiado em televisão.
2/13深夜に発生した地震に関連する緊急報道のためワールドトリガー2ndシーズン第6話の地上波放送は休止となりました。
放送を楽しみにしてくださっていた皆様誠に申し訳ありません。今後の放送予定に関しては決まり次第改めてお知らせいたします。#ワールドトリガー
— アニメ「ワールドトリガー」公式 毎週土曜深夜1時30分(25時30分)〜好評放送中! (@Anime_W_Trigger) February 13, 2021
O tremor ocorreu poucas semanas antes do 10º aniversário de um terremoto em 11 de Março de 2011 que devastou o nordeste do Japão após tremor de 9.1 na escala Ritcher e desencadeou um enorme tsunami que levou à pior crise nuclear do mundo em um quarto de século – centrada na usina de Fukushima Daiichi. Naquela ocasião, foram mais de 16 mil mortes e ainda cerca de 2.500 pessoas desaparecidas. Este foi o terremoto mais poderoso no Japão até hoje, bem como o quarto mais poderoso do mundo, pelo menos nos últimos 500 anos. Para piorar a tragédia, horas depois o vulcão Karangetang, na Indonésia, entrou em erupção.
Terremotos são comuns no Japão, uma das áreas mais sismicamente ativas do mundo. O país é responsável por cerca de 20% dos tremores no mundo de magnitude 6 ou maior.
Nota do Editor: Com certeza este vai ser mais um problema para as autoridades japonesas cuidarem em meio que a situação por lá não anda fácil. Atualmente, o governo local já vêm colocando em evidência as realizações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que já haviam sido adiados de 2020 para este ano devido à pandemia de Coronavírus COVID-19 e contam com uma grande rejeição por parte dos cidadãos japoneses. A pandemia também vêm sendo responsável pelos muitos prejuizos de grandes empresas e causando um número grande de demissões, o que agrava mais a crise. Além disso, o governo japonês ainda não iniciou o plano de vacinação contra a COVID-19.
IMPORTANTE: Caso você esteja no Japão em algum lugar onde houveram os tremores, não esqueça de avisar parentes ou amigos da sua situação (caso esteja bem ou caso sofreu algum dano), fique atento aos alertas e recomendações das autoridades de segurança do local onde você está e, procure estar com seu telefone carregado e com os números de emergência salvos nele.
Obs: Algumas informações podem ser alteradas com o passar das horas e com as atualizações das agências de notícias japonesas.
Com informações via: Japan Times, Kudasai, Reuters via Alternativa Online
Créditos do vídeo: Super hobby e seus respectivos criadores
Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram: Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!