A indústria de animes vêm vivendo crescimento nos últimos anos, mesmo ele tendo um crescimento desacelerado. No entanto, aquilo que nós sempre vemos em fóruns, blogs e em diversas redes sociais onde são comentandos sobre as péssimas remunerações e condições de trabalhos dos animadores virou assunto mais um vez e em um dos mais importantes tabloides do mundo.
O jornal The New York Times publicou um artigo intitulado “A indústria do anime está crescendo. Então, por que os animadores vivem na pobreza?”. Onde foi apontada a enorme discrepância entre os rendimentos da indústria da anime e as condições de trabalho dos funcionários nos locais mais básicos.
Abaixo, alguns trechos do artigo do NY Times divulgado pelo site de notícias de animes da América-Latina Kudasai:
- “Os negócios nunca estiveram melhores para o anime japonês. E é exatamente por isso que Tetsuya Akutsu está pensando em desistir. Quando Akutsu-san se tornou animador, o mercado global de anime era um pouco mais da metade do que seria em 2018, quando atingiu cerca de US $ 24 bilhões. O boom de consumo decorrente com a pandemia de COVID-19 acelerou o crescimento dentro e fora do Japão. Mas pouca coisa inesperada veio para Akutsu-san . Embora ele trabalhe a maior parte das horas de vigília, ele leva para casa de $ 1.400 a $ 3.800 por mês, mesmo como apresentador de destaque e diretor ocasional em algumas das franquias mais populares do Japão.”
- “E ele é um dos sortudos, com milhares de ilustradores de nível inferior fazendo trabalhos pesados por apenas US$ 200 por mês. Em vez de recompensá-los, o crescimento explosivo da indústria apenas aumentou a lacuna entre os ganhos que ajudam a gerar e seus salários insignificantes, deixando muitos se perguntando se podem continuar a perseguir sua paixão. “Quero trabalhar na indústria de anime para o resto da minha vida”, disse Akutsu, 29 anos, durante uma entrevista por telefone. Mas ao se preparar para começar uma família, ele sente uma forte pressão financeira para sair. “Eu sei que é impossível casar e criar um filho.”
- “Os baixos salários e as péssimas condições de trabalho (hospitalização por excesso de trabalho pode ser uma medalha de honra no Japão) confundiram as leis usuais do mundo dos negócios. Normalmente, o aumento da demanda, pelo menos em teoria, estimularia a competição por talentos, elevando o salário dos trabalhadores existentes e atraindo novos. Em certa medida, isso está acontecendo nos níveis mais altos da indústria. Os ganhos anuais médios para ilustradores importantes e outros talentos de primeira linha aumentaram para cerca de US$ 36.000 em 2019, de cerca de US$ 29.000 em 2015, de acordo com estatísticas compiladas pela Japan Animation Makers Association, uma organização de trabalho.
- “O problema decorre em parte da estrutura da indústria , que restringe o fluxo de lucros para os estúdios. Mas os estúdios podem se safar com o parco salário em parte porque há um grupo quase ilimitado de jovens apaixonados por anime e que sonham em fazer um nome na indústria, disse Simona Stanzani, que já trabalhou no negócio como tradutor por muitos anos, quase três anos. décadas. “Há muitos artistas que são incríveis”, disse, acrescentando que os estúdios “ têm muita bucha de canhão, não têm motivo para aumentar os salários”.
- “Em vez de negociar taxas mais altas ou compartilhar os benefícios com comitês de produção, muitos estúdios continuaram a pressionar os animadores, reduzindo custos ao contratá-los como freelancers. Como resultado, os custos de produção do programa, que há muito ficaram muito abaixo dos projetos nos Estados Unidos, permaneceram baixos, mesmo com o aumento dos lucros”.
- “Jun Sugawara, um animador digital e ativista que dirige uma organização sem fins lucrativos que oferece moradias a preços acessíveis para jovens ilustradores, começou a fazer campanha em seu nome em 2011 depois de saber das duras condições enfrentadas pelos trabalhadores que criam seu anime favorito. As longas horas de trabalho dos animadores parecem violar os regulamentos trabalhistas japoneses, disse ele, mas as autoridades demonstraram pouco interesse, embora o governo tenha feito da anime uma parte central dos esforços de diplomacia pública por meio do programa Cool Japan. “Até agora, os governos nacionais e locais não têm estratégias eficazes” para resolver o problema, disse Sugawara. Ele acrescentou que “Cool Japan é uma política sem sentido e irrelevante.”
- “Nem todos os estúdios pagam salários tão baixos: A Kyoto Animation, o estúdio que foi atacado por um incendiário em 2019, é conhecido por evitar freelancers em favor de empregados assalariados, por exemplo. Mas esses estudos permanecem discrepantes. Se algo não for feito logo, acredita Sugawara, o setor pode um dia entrar em colapso, à medida que jovens talentos promissores deixem o cargo em busca de um emprego que lhes proporcione uma vida melhor.
Nota do Editor: Pois é, os trechos do artigo praticamente citaram tudo aquilo que nós já haviamos ter tomado conhecimento nesses últimos tempos. Enquanto os animes vendem bem e os mais altos-escalões sempre tem ganhos melhores, os animadores vivem num perrengue. Se isso vai mudar algum dia, não sabemos e torcemos para que sim, mas com certeza esta não será a última vez que vamos ver matérias sobre isso.
Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.
Fontes: The New York Times via Kudasai
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