Parece que tem dias que algumas pessoas acordam tão de mal humor que parece que elas já se perguntam: “De quem vou chamar a atenção hoje só para me alegrar?”. Mas parece que esta aqui conseguiu.
A usuária do Twitter, “九鬼 (くき) (corgen1212)”, que se descreve como uma feminista japonesa, apareceu nos fóruns de comentários no Japão depois que ela compartilhou uma longa crítica à “sexualização” da personagem Yor Forger da adaptação em anime do mangá de Tatsuya Endo, SPY x FAMILY, em relação a suas roupas expostas e seios grandes.
A usuária fez o seguinte comentário:
- ‘SPY x FAMILY, a história era interessante, mas Yor-san tinha peitos enormes para nada e sua única peça de roupa era uma malha com ombros e costas abertos, o que era estranho de assistir do início ao fim. Esse tipo de roupa é fria e você não usaria como roupa para andar pela casa. De qualquer forma, senti o maldito aborrecimento masculino de que as personagens femininas tivessem que ter “peitos grandes” e “com muita pele exposta”.
Após este primeiro comentário, ela seguiu escrevendo mais coisas:
- “Ela não é uma personagem sexy, mas uma mulher casada (e às vezes assassina) com uma personalidade discreta. A ética da expressão no mangá de anime japonês já está errada. É tão comum ver uniformes com minissaias, com peitos balançando e assim por diante, o que não tem nada a ver com montar um personagem sexy ou desenvolver erotismo, mas sim é como “hoje estou com vontade de desenhar peitos grandes!”. A sensação de “colocar seios só para colocar” é incrível.”
- “Os macacos saíram para dizer “é ficção”, mas os personagens masculinos raramente são expostos da mesma forma. O personagem principal, o Loid-san (um homem), é um homem adulto muito normal, com um corte de cabelo e roupas muito normais, e sem características particulares. Ele nem é musculoso. Ele é realmente um protagonista de anime?”
Nota do Editor: Acredito que estes “macacos” que ela cita são referentes aos fãs da série ou fãs de animes que a responderam que simplesmete se trata de uma obra de ficção.
- “Então, ‘não tem um significado particular para as personagens femininas, mas devem ser expostas e encenadas com seios grandes. Mesmo em animes para todas as idades’, enquanto os personagens masculinos nunca o fazem. O ideal é que esses personagens só apareçam se fizerem sentido para a história. Essa é a diferença. É essa diferença que despreza as mulheres.”
- “Se Yor-san tivesse sido abordada como uma personagem que usasse sua sensualidade no estilo Fujiko Mine como arma, ela não se sentiria estranha com essa roupa ou com seios grandes todos os dias, mas faria sentido. Mas não é assim, porque, como no pornô e outros, os japoneses procuram “submissa e quieta, mas quero que ela fique bem exposta e tenha peitos grandes”.
Como era de se esperar, os leitores japoneses fãs de animes tiveram as mais variadas reações e postaram diferentes respostas:
- ‘Meu Deus. Quem escreveu tudo isso não é uma mulher, é um monstro.’;
- ‘É por isso que o amor paterno é importante.’;
- ‘Mas na vida real, há mulheres que são tão expostas quanto Yor-san às vezes.’;
- ‘Houve um tempo em que as mulheres se expunham desnecessariamente na Universal Studios Japan. É possível que a ideia de que “a mulher é submissa e não se exponha” esteja errada.’;
- ‘Você está dizendo que nós mulheres devemos perder nossa individualidade?’;
- ‘Se compararmos com a moda ocidental, ainda é modesto. Na América, as mulheres expõem o máximo de pele possível.’;
- ‘O assédio sexual de mulheres é culpa dos homens, não das mulheres.’;
- ‘Matar pessoas é pior, ponto final.’;
- ‘Loid também é um cara alto e bonito, magro e macho, que é o que as mulheres gostam. Eles estão apenas cumprindo os desejos um do outro.’;
- ‘Aberrações em busca de aprovação que querem atenção criticando desenhos populares.’;
- ‘Sendo assim, a garota do Jujutsu Kaisen estava bem representada, mas as feministas reclamaram mesmo assim’.
Nota do Editor [2]: Pra mim, os comentários dela é forçar a barra hein?! As roupas da Yor são até bem modestas perto de muitas personagens de vários outros animes (talvez a pessoa não conheça tantos outros animes se não creio que ela não teria feito estes comentários). Ao meu ver, a pessoa que escreveu estes comentários é só alguma pessoa que quis chamar atenção, conseguiu seu confete e de quebra ganhou xingos pra tudo quanto é lado.
A segunda metade de SPY x FAMILY vai estrear em 1º de Outubro às 23:00h (horário do Japão).e vai ao ar todos os sábados. A Crunchyroll transmite o anime para todo o mundo e no Brasil transmite com uma versão dublada em português.
Enredo:
Para o agente conhecido como “Twilight”, nenhuma ordem é muito alta se for pela paz. Operando como espião mestre de Westalis, Twilight trabalha incansavelmente para evitar que extremistas desencadeiem uma guerra com a vizinha Ostânia. Para sua última missão, ele deve investigar o político de Ostania Donovan Desmond infiltrado na escola de seu filho: a prestigiosa Eden Academy. Assim, o agente enfrenta a tarefa mais difícil de sua carreira: casar, ter um filho e brincar de família.
Twilight, ou “Loid Forger”, rapidamente adota a humilde órfã Anya para fazer o papel de uma filha de seis anos e uma possível estudante na Eden Academy. Como esposa, ela conhece Yor Briar, uma funcionária de escritório distraída que precisa de um parceiro falso para impressionar seus amigos. No entanto, Loid não é o único com uma natureza oculta. Yor é na verdade a assassina mortal “Princesa Thorn” e, para ela, casar-se com Loid cria o disfarce perfeito. Enquanto isso, Anya não é a garota comum que parece; ela é uma Esper, produto de experimentos secretos que lhe permitem ler mentes. Embora ela descubra suas verdadeiras identidades, Anya está encantada que seus novos pais são agentes secretos legais! Ela nunca contaria a eles, é claro. Isso estragaria a diversão.
Staff:
Kazuhiro Furuhashi (Mobile Suit Gundam UC, Rurouni Kenshin, Getbackers, Dororo 2019) está dirigindo o anime no Wit Studio e CloverWorks. Kazuaki Shimada (The Promised Neverland) está desenhando os personagens, e [K]NoW_NAME (Fairy Gone, Dorohedoro, Sakura Quest) é o produtor musical.
Diretores Chefes de Animação: Kazuaki Shimada, Kyoji Asano
Diretores Assistentes: Takashi Katagiri, Norihito Takahashi, Takahiro Harada
Artista Color Key: Ken Hashimoto
Cenário de arte: Yuuho Taniuchi, Tomomi Sugimoto, Kazushige Kanehira
Diretores de Arte: Kazuo Nagai, Kushiro Usui
Diretores de CG 3D: Kana Imagaki
Diretor de fotografia de composição: Akane Fushihara
Diretor Assistente de Composição de Fotografia: Yūya Sakuma
Edição: Akari Saito
Diretor de som: Shoko Hata
Efeitos Sonoros: Noriko Izumo
Produtor musical: (K)NoW_NAME
Outras Informações:
Tatsuya Endo lançou o mangá no Japão no site e app da Shueisha, Shonen Jump + em Março de 2019. A Shueisha começou oferecendo o mangá em Inglês em seu serviço MANGA Plus. O mangá ganhou o primeiro lugar na categoria de web manga da revista Da Vinci da Kadokawa e do serviço de streaming Tsugi ni Kuru Manga Awards da NicoNico em Agosto de 2019. O mangá ficou em segundo lugar no ranking de quadrinhos do 20th annual “Book of the Year” em 2020. O mangá também foi nomeado para o 14º Manga Taisho Award em 2020.
No Brasil, a publicação do mangá foi anunciada pela Editora Panini.
Aya Yajima está escrevendo uma novel, que é intitulada SPY × FAMILY : Kazoku no Shouzou (A Portrait of a Family). O livro incluirá ilustrações desenhadas especialmente por Endō.
Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.
©遠藤達哉/集英社・SPY×FAMILY製作委員会
– Leia mais sobre os Animes da Temporada de Outono 2022 aqui no Anime Xis!
– Mais notícias de Animes? Clique neste link!
Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram: Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!